segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Basquetebol: Benfica volta a ganhar


22ª vitória consecutiva
No jogo de encerramento da Liga Portuguesa de Basquetebol, o Benfica manteve a invencibilidade, ao averbar a 22ª vitória consecutiva diante do Barreirense/UNILOGOS, por 92-75. A forma mais concentrada – diminuindo os lapsos defensivos comprometedores – como os encarnados se apresentaram na segunda metade da partida foi a chave para mais uma vitória. Depois de conseguirem assumir o comando do marcador, explorando sempre as situações ofensivas onde tinha vantagem, os comandados de Henrique Vieira, experientes, nunca mais perderiam o controle do encontro.


Surpreendeu o técnico encarnado ao iniciar o jogo com a opção defensiva de uma zona, que deu os seus frutos numa fase inicial, proporcionando alguns contra-ataques aos encarnados. Levou algum tempo a equipa da casa a assentar o jogo ofensivo, mas 2 triplos do jovem base Pedro Pinto dariam o mote para um bom primeiro quarto da equipa do Barreiro, que terminou na frente do marcador (23-19).

No 2º quarto a equipa da casa manteve a defesa zona, tal como tinha terminado o quarto inicial, conseguindo dilatar a vantagem até atingir os 10 pontos de diferença (31-21) no momento em que uma pequena picardia entre Évora e Brown valeu a este último uma técnica, que seria a sua 3ª falta, obrigando o técnico António Paulo a retirá-lo do encontro de forma a protegê-lo de uma precoce desqualificação.

Este seria um dos momentos do jogo, já que o jovem Guerreiro teve imensas dificuldades de travar em ataque o maior poderio físico de Évora, que durante esta fase do encontro foi o marcador de serviço do Benfica. O intervalo estava próximo e apesar de parte da vantagem se ter esfumado, o Barreirense foi para o intervalo ainda no comando do marcador (42-38).

Na segunda parte os encarnados reapareceram mais concentrados. Não permitiram cestos fáceis, circulando muito mais a bola em ataque, à procura da melhor solução ofensiva, que na maioria das vezes passava por Évora ou para ele próprio concretizar, ou para criar condições para que fosse um companheiro seu a marcar.

Quando a 5.40 minutos do final do 3º período as águias se colocaram no comando do marcador (50-48), não mais perderam o controlo do jogo até ao final. A vencer por 4 pontos (64-60) à entrada do decisivo quarto, a maior experiência e maturidade dos jogadores benfiquistas acabaria por fazer toda a diferença nesta fase determinante da partida. Bem tentou o técnico do Barreirense António Paulo, intervindo na partida quer através de dois oportunos pedidos de desconto de tempo, como também recorrendo a alternâncias defensivas para tentar suster o bom momento benfiquista, mas não teve sucesso.

Destaque nos benfiquistas para as boas prestações de Sérgio Ramos (24 pontos, 7 faltas provocadas, 6 ressaltos e 2 assistências), Seth Doliboa (22 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola) e Elvis Évora (18 pontos, 6 ressaltos, 2 desarmes de lançamento e 2 roubos de bola). No Barreirense, o português Pedro Pinto (15 pontos, 7 faltas provocadas, 4 assistências e 3 ressaltos) e duo norte-americano Tyrekus Bowman (20 pontos e 3 ressaltos) e Chad Mckenzie (19 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências) tudo fizeram para evitar a derrota.



Fonte: FPB

Sem comentários:

Enviar um comentário