quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Basquetebol: Doliboa em discurso directo


Aos 27 anos o extremo/poste norte-americano Seth Doliboa chega ao Benfica proveniente da Liga ABA. Com o Nº 14 , 2,04M de altura e 104 Kg, tem demonstrado ser um reforço de peso. 108 pontos (média de 21, 6 por jogo) e 62 ressaltos, MVP da 5.ª jornada, tem sido uma das figuras da nossa " Dream Team ".
Esperava por uma fase inicial tão positiva em termos individuais?

Não poderia alcançar as performances que obtive se não tivesse ao meu lado jogadores de enorme talento. O facto de termos cem por cento de vitórias revela bem a qualidade da equipa. Quando o colectivo é forte, o trabalho individual ganha mais qualidade.

Fazendo uma auto-análise ao seu jogo, quais são os principais trunfos do Seth Doliboa para conseguir continuar a ser um jogador em destaque no basquetebol português?

Sou um jogador de equipa. Dou tudo o que tenho para defender os interesses do colectivo. Por isso, procuro sempre servir um colega melhor posicionado e jogar com intensidade na luta debaixo do cesto (o jogador norte-americano contabiliza já 43 ressaltos defensivos).

E que avaliação faz ao actual plantel do Benfica?

Temos um grupo muito equilibrado e muito talentoso. Todos os jogadores pensam colectivamente, mas qualquer um pode resolver uma partida a qualquer momento como fez o Ben Reed na partida com o Sampaense. Temos jogadores com grande experiência que não só conhecem bem o basquetebol português como também estão habituados a jogar num nível de grande exigência competitiva como são os casos do Sérgio Ramos e do João Santos.

O Benfica não vence uma competição interna há muito tempo. Pensa que tal facto poderá ser uma condicionante psicológica nas fases mais decisivas da competição?

O grupo possui jogadores talentosos e a mentalidade necessária para lutar pelo título. Mas vamos preocupar-nos essencialmente com o presente. Com o tempo vamos seguramente melhorar e formar um grupo ainda mais coeso. Não tenho experiência no "play-off" em Portugal, mas muitos dos meus colegas têm.

Qual a sua opinião sobre o nível desportivo da Liga portuguesa?

A Liga portuguesa é muito competitiva. Há um elevado número de jogadores inteligentes e de boa capacidade técnica. Há cinco/seis equipas que podem vencer qualquer adversário. O meu agente já me tinha falado bem da Liga.

Como tem sido esta nova experiência de envergar a camisola de um dos clubes mais famosos do Mundo?

Sinto um grande orgulho por representar um clube com esta dimensão. O meu agente já me tinha falado muito bem do Benfica e agora posso comprovar a grandeza de um Clube tão profissional. Vou dar sempre o meu máximo, como tem acontecido até aqui, para que possa ter impacto junto dos adeptos.

Quem é o jogador que mais admira?

O LeBron James, dos Cleveland Cavaliers. Nasceu em Ohio, como eu, e é simplesmente um espectáculo em movimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário