sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Hóquei em Patins: Entrevista a Valter Neves




“Vamos ser campeões”, Valter Neves

Valter Neves começou no hóquei em patins por brincadeira, mas hoje não consegue viver sem a modalidade que considera ser uma paixão. Em entrevista ao Desporto10, o jogador do Benfica admite que este ano será campeão nacional para dedicar o título a alguém que já deixa saudades…Mariano Velasquez.

Desporto10 - Acha que em Portugal se está a apostar cada vez menos no Hóquei em Patins?

Valter Neves - Infelizmente tenho essa noção. Já foi uma modalidade que até na rádio se ouvia com muita frequência, mas em estado a perder tempo de antena. A meu ver isso está a acontecer porque existe agora um maior número de modalidades, como o futsal que tem vindo a crescer. O hóquei tem estagnado um bocado no tempo. Talvez porque o Benfica não tem ganho campeonatos nos últimos anos e como o clube é uma instituição que quando está no topo tem muitos apoiantes, ajuda na divulgação da modalidade. Todos esses factores fazem com que o hóquei esteja um na mó de baixo, mas acredito que começa a subir.

D10 - Por outro lado, quem está na mó de cima é o FC Porto, que nesta altura lidera a fase regular. Acredita que o Benfica vai contrariar a tendência dos últimos anos e vencer o campeonato nacional?

VN - Espero que seja desta, até porque temos um grupo bastante homogéneo a nível competitivo e que possui alguma experiência. Apesar de não termos começado com o pé direito, porque tivemos logo uma derrota na primeira jornada, o que importa é a regularidade e acreditamos que podemos chegar ao primeiro lugar e acabar em primeiro na fase regular.

D10 – Acha que os adeptos benfiquistas esqueceram o hóquei?

VN - Tenho outra perspectiva, os jogadores é que têm de puxar pelo público e não o contrário. Somos nós que temos de conseguir dar o espectáculo, jogo a jogo, de forma a trazer adeptos aos pavilhões é essa é a nossa função. Tenho a certeza de que iremos ter pavilhões cheios dentro de pouco tempo.

D10 – O Benfica reforçou-se para esta temporada com três jogadores. Já estão adaptados à equipa?

VN - Estão a integrar-se bastante bem e são três jogadores importantes para a equipa. A nível de grupo estão completamente adaptados, até porque já tínhamos jogado juntos quer na selecção como em outros clubes, como é o caso do Marco Barros.

D10 – Por outro lado, saíram três jogadores. Um deles foi o capitão de equipa, Mariano Velasquez. Como está a equipa sem o argentino?

VN - O Mariano faz sempre falta, quer pela qualidade que tem como jogador e como pessoa. Mas as coisas tomaram outro rumo para ele e temos de trabalhar e progredir com quem está.

D10 - Numa entrevista, o antigo capitão disse que só sairia do Benfica quando conquistasse o título de campeão nacional. A verdade é que Velazquez saiu sem esse título…

VN - É verdade enquanto cá esteve nunca conseguiu, mas espero que consigamos este ano para lhe dedicar o campeonato por todas as dificuldades que passou enquanto cá esteve.

D10 – Quem também está há muito tempo na equipa é o treinador Carlos Dantas. O que acha do técnico?

VN – É um treinador que conhece bem o Benfica. Saiu e voltou depois, foi campeão em Itália e tem um currículo invejável. É uma pessoa com muita experiência e tenta transmitir-nos isso dentro de campo.

D10 - Como se descreve como jogado?

VN - É complicado descrever-me como jogador (risos). A nível técnico não sou muito evoluído, mas táctico e físico sou um trabalhador!

D10 – Dentro de 15 dias, o Benfica desloca-se ao terreno do FC Porto para o primeiro clássico da época. Como antevê este embate?

VN - É um jogo sempre complicado. Nesses jogos os jogadores estão sempre mais motivados do que se fosse um outro jogo e isso, por vezes, acaba por ser um erro. Considero que os jogadores têm de estar motivados em todos os jogos. O mais difícil é o ambiente que se cria em Fânzeres. Acredito que existe pouca segurança fora do campo.

D10 – Foram homologadas novas regras para a modalidade na semana passada. Considera que são benéficas para o hóquei?

VN – No início penso que não serão fáceis para os jogadores, uma vez que não estão habituados. Com o tempo considero que vai promover a qualidade técnica dos jogadores, que tem vindo a perder-se ao longo dos anos no Hóquei em Patins. Já não se vêem muitos jogadores como o António Livramento, o Panchito e cada vez é mais difícil encontrar quem tenha essas características. As novas regras vão trazer mais espectáculo.

D10 – E a nível de arbitragem como vai ser?

VN- As novas regras vão dar mais autonomia aos árbitros. Talvez isso possa ser colmatado com formação, porque a meu ver o jogo e o espectáculo vai estar ainda mais dependente deles.

D10 – Como está a Selecção Nacional?

VN - Na selecção houve uma evolução a nível técnico e táctico. Já nos aproximamos mais do nível onde Portugal tem de estar, ou seja, tem de estar sempre presente numa final a discutir a vitória de um europeu ou mundial até ao último segundo. É neste patamar que hóquei nacional tem de estar.

D10 – O hóquei em patins é uma modalidade para apostar em Portugal?

VN – Acredito que sim, até porque é uma das modalidades que tem mais títulos em Portugal.


Entrevista de Marta Grácio

Fotos: Desporto10

Sem comentários:

Enviar um comentário