quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ser benfiquista é...

Podia começar esta crónica das mais diversas formas, mas nada melhor do que dar a minha definição de ser Benfiquista.


Ser benfiquista é...


- Não conseguir dormir só de pensar que no dia a seguir o nosso clube joga;


- Fazer centenas de km só para ver o nosso clube, num carro de 20 anos que treme mais do que gelatina;


- Arrepiarmo-nos quando subimos as escadas para ir para o "3º anel";


- Gritar bem alto, a plenos pulmões, "Glorioso SLB" e ao longo do jogo cantar e apoiar o clube de todos nós;


- Saber receber um adversário em nossa casa;


- Chegar de madrugada a casa, mas mesmo assim, a alegria de ter visto o Glorioso a jogar ser maior do que o cansaço da viagem;


- Sonhar a noite toda, que esta é que será a grande época;


- No dia seguinte, ir trabalhar logo de manhã com um sorriso e orgulho imenso por ser do maior clube de Portugal!


Podia começar de diversas formas, mas nada melhor do que um breve resumo do que foi o meu regresso à Luz, para ver o Maior a jogar. Isto de viver a 350km não facilita muito as coisas, mas de quando em vez lá dá para fazer uma pequena escapadinha e ir ao nosso "santuário"...




A viagem foi longa, cansativa, mas valeu a pena, porque "tudo vale a pena quando a alma é benfiquista". Ao inicio da tarde lá saimos nós (eu e mais uns amigos) do norte para ir ver o Benfica. Como em qualquer 'aventura', tinha que haver algum imprevisto, desta feita uma pequena 'troca' de comboios... E com isso saimos meia hora mais tarde... Mas lá saimos!


350km nos esperavam e a viagem fez-se bem... O carro apesar de velho comportou-se como um Ferrari, ou não! Às 17h30 estavamos a chegar às portagens, nada mau. O pior foi depois... Hora de ponta. (Nota para os amigos lisboetas... Não é preciso stressar tanto no trânsito! Há tempo para tudo...)


Às 18h finalmente começamos a ter a visão dos deuses... Os arcos triunfais, vermelhos, lindos do nosso estádio... E um mar vermelho! Que enchente...


A custo lá arranjamos estacionamento (grátis) e fomos finalmente para a Catedral.




Muitas pessoas no exterior, a conviver, a trocar ideias... Afinal de contas, somos todos da mesma "familia" e falamos todos a mesma língua. Ambiente de jogo grande, apresentação oficial do plantel, não poderia ser de outra forma.


A estátua do Pantera Negra a ser o centro das atenções no exterior e os locais de venda de 'imperiais' também (conselho aos amigos lisboetas... não venham ao norte pedir Imperiais! p.f.).


Depois de 'levantados' os bilhetes, lá fomos nós para o interior do Estádio... Muita escada, mas a visão que se tem depois é divinal. Fantástico, magnifico, lindo, todos os melhores adjectivos servem para caracterizar a 'nossa casa'. Fui lá poucas vezes, mas das poucas que fui, só me apetecia ficar lá, porque me senti realmente em casa...




Entre a entrada e a apresentação do nosso plantel, foram uns valentes minutos. Deu para tirar umas fotos, admirar e contemplar a Catedral e... ouvir os apresentadores de serviço a gritar! (Será que não podem arranjar outro voz-off?)


Mas o tempo passou e pouco depois aí estavam os 'bravos'... Um a um, lá foram subindo aquele conjunto de mesas (!) que serviram de palanque (que perigo). Primeira grande ovação para Saviola, Ramires e, a surpresa do dia, Javi Garcia. Dos mais antigos, ninguém 'bateu' Luisão, Nuno Gomes e Moreira.


Belo espectáculo antes do jogo, que contou ainda com os UHF (Deus meu...)


O melhor momento antes do jogo, foi sem dúvida a ovação a Simão Sabrosa e Reyes, durante o aquecimento do Atlético de Madrid. Ao primeiro um pouco mais, porque, foi tão somente, para mim, o último grande capitão que tivemos. Espero que um dia regresse para espalhar novamente a sua magia na Luz.



Pouco depois... a bola começou a rolar!


Sobre o jogo, não há muito a dizer para além do que já foi dito... Gostei da exibição em geral, e de alguns jogadores em particular. Fábio Coentrão, Shaffer, Saviola, Di Maria e Ramires. O último em particular, porque foi o seu primeiro jogo e admirei bastante a forma desinibida com que jogou, perante o público tão exigente (o 3º anel pode ser mesmo cruel. No primeiro toque de Ramires na bola aproveitaram logo para o criticar...). Ainda em relação ao jogo, fiquei arrepiado com a ovação a Simão quando este saiu... A cima de tudo, gostei de o rever. Para além disso, viu-se que ele não estava muito virado para fazer uma grande exibição... Mas isso são as más linguas a falar!


Mas adiante... O resultado não foi o melhor. Digamos que houve um actor que devia ser secundário, mas que, do nada, passou para o papel principal... Tipo Johnny Deep no "Pirata das Caraibas"! Foi mau, mas, volto a referir, é um prenuncio do que será a próxima época... A ter em atenção.


O jogo lá acabou e apesar do resultado, o público brindou os jogadores com uma enorme salva de palmas... Os jogadores e equipa técnica! Jorge Jesus está a fazer uma equipa de enorme qualidade, já se nota boas combinações entre alguns jogadores, mas temos que melhorar em alguns aspectos... Mas eu tenho fé, eu e todas as outras cerca de 57 500 'almas' que estiveram lá na terça, que esta equipa voltará a fazer do Benfica aquilo que é, e deve ser...





E foi com esta confiança e fé renovadas (porque não dizer, com o meu Benfiquismo renovado) que parti para casa nessa mesma noite... Lá cheguei tarde e a más horas, sabendo que no dia a seguir tinha que ir trabalhar. Mas valeu a pena!


Ser benfiquista é isto tudo e muito mais... Fazemos sacrificios pelo nosso clube, mas são sacrificios que valem a pena!


A partir desse dia, nos seguintes e nos próximos só me apetece dizer...


VIVA O BENFICA



Piccolo falou...



1 comentário:

  1. Piccolo tu és GRANDE !

    O que escreveste é uma lição de benfiquismo .

    São tipos como tu que fazem o nosso clube o MAIOR !

    Tenho orgulho em benfiquistas como tu !

    Bem hajas , viva o Benfica !

    Red Alert
    Bem hajas .

    Viva

    ResponderEliminar