domingo, 28 de dezembro de 2008

Futsal: Jogo com o Fundão decidido nas grandes penalidades


O Benfica qualificou-se este domingo para os oitavos-de-final da Taça de Portugal ao eliminar o Fundão, no recinto do adversário, por 8-7, após a marcação de grandes penalidades (4-4 no final do prolongamento e 2-2 depois da conclusão do tempo regulamentar).

Tal como o resultado e a evolução do jogo indicam, o encontro foi carregado de emoção e de intensidade competitiva e voltou a realçar a capacidade de entreajuda e sofrimento do Campeão Nacional.

Confirmando o seu bom momento de forma, o Fundão (empatou na última jornada na casa do Sporting a um golo), nunca desistiu de causar uma surpresa e, com alguma dose de sorte à mistura, levou o sonho da qualificação até às grandes penalidades quando parecia que o jogo iria ser resolvido no prolongamento a favor dos encarnados.

Benfica responde a Vinicius

No final do tempo regulamentar, o marcador assinalava uma igualdade a duas bolas, sendo que por duas vezes o Benfica teve de recorrer a sua capacidade de superação para anular duas situações de desvantagem.

Aos 22', depois de um nulo ao intervalo, o Fundão inaugurou o marcador por intermédio de Vinicius numa jogada de contra-ataque, mas um minuto depois Pedro Costa igualou a contenda, emendando um remate desferido por Ricardinho.

Inspirado na finalização, Vinicius bisou na partida à passagem do minuto 27 e elevou os níveis de confiança dos seus colegas de equipa, só que o Campeão Nacional não acusou essa situação e, depois de um tiro ao poste de Zé Maria, restabeleceu a igualdade na sequência de um livre directo de Arnaldo.

A seguir, a infelicidade impediu o Benfica de concluir a eliminatória a seu favor no tempo regulamentar – tiro ao poste de César Paulo (36') e Pedro Costa (39') a falhar o golo da vitória por centímetros.

A classe de Bebé

No prolongamento, César Paulo colocou o Campeão Nacional pela primeira vez à frente do marcador após um canto (41'), mas Xina empatou aos 47'. O Fundão, todavia, não se organizou na defesa e, na jogada seguinte, Gonçalo Alves fez o 3-4. Depois, o factor-sorte ditou o 4-4 já que aos 48' Bebé foi traído por um desvio.

Depois, na marcação das grandes penalidades, os hábitos de vitória e a experiência dos internacionais benfiquistas foram determinantes - o guardião Bebé mostrou toda a sua classe ao defender dois castigos máximos e a Arnaldo, César Paulo, Gonçalo Alves e Ricardinho converteram com êxito as suas grandes penalidades (Rogério Vilela foi o único jogador que não conseguiu colocar o esférico no fundo das redes).

Uma vitória, de facto, muito suada e arrancada a ferros (o Fundão esteve a vencer por 2-0 nas grandes penalidades), mas são os estes triunfos muito complicados que reforçam os níveis de coesão e de confiança. Por isso, o Benfica saiu do Fundão ainda mais forte para conquistar a tão almejada dobradinha.

Pequena nota:


Ricardo Pereira emprestado aos Ismailitas

O atleta Ricardo Pereira foi emprestado à equipa dos Ismailitas da II Divisão nacional.

O atleta ficará no clube lisboeta até ao final da temporada, regressando depois ao plantel encarnado.

Sem comentários:

Enviar um comentário