sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Análise: Benfica vs Inter de Milão


Jogo da Eusébio Cup, em homenagem ao melhor jogador de sempre da história do futebol português, e um dos melhores de sempre do futebol mundial.

Último jogo de pré-época, e ensaio geral para a época que se avizinha. Foi este jogo que marcou o regresso de David Luiz aos relvados.


FICHA DE JOGO

BENFICA
Quim; Maxi Pereira (67, Nelson), Luisão, Katsouranis (85, Binya), Léo; Rúben Amorim (45, Balboa), Yebda (80, Fellipe Bastos), Carlos Martins (67, David Luiz), Urreta (45, Reyes); Aimar e Cardozo (67, Nuno Gomes).

Suplentes: Moreira, Moretto, Nelson, David Luiz, Miguel Vítor, Sidnei, Edcarlos, Jorge Ribeiro, Balboa, Fellipe Bastos, Binya, Reyes, Makukula, Mantorras e Nuno Gomes.

Treinador: Quique Flores

INTER
Júlio César, Maicon, Burdisso, Cambiasso, Maxwell; Stankovic, Muntari (61, Jimenez), Zanetti, Figo (75, Balotelli) e Mancini (80, Pelé); Ibrahimovic.

Suplentes: Toldo, Jimenez, Crespo, David Suazo, Pelé, Francesco Bolzoni, Davide Santon, Balotelli e Orlandoni.

Treinador: José Mourinho


Logo aos 20 segundos de jogo Aimar rouba a bola a Cambiasso no flanco esquerdo e dá a Cardozo que remata às malhas laterais da baliza de Júlio César.

O jogo começou muito equilibrado, com ambas as equipas a tentarem pegar nas rédeas do jogo.

Aos 6 minutos, após uma sequência interessante de passes do meio campo encarnado, Katsouranis, que acaba por ficar sem linhas de passe, opta pelo remate, que passa perto do poste direito de Júlio César. Na resposta, Stankovic arranca um pontapé perigoso para a baliza de Quim, com o guarda-redes português a controlar a saída da bola.

Três minutos volvidos mais um ataque encarnado, protagonizado por Urreta, Aimar e Léo, Carlos Martins ensaia o remate, que sai muito longe do alvo.


Com 10 de jogo, e após uma bela triangulação entre Figo e Ibrahimovic, o jogador português, à entrada da área encarnada, remata para uma defesa muito atenta e segura de Quim. Logo depois, o avançado sueco do Inter de Milão testava a pontaria do seu remate. Contudo a bola saiu torta e fraca.

O Inter ia conseguindo alguma superioridade no jogo, mandando no meio campo.

14 minutos de jogo e uma grande oportunidade para o Benfica. Na segunda vaga do ataque encarnado, Rúben Amorim recupera a bola, sobre a direita, aliviada pela defesa nerazurri, cruza ao segundo poste para Léo, este dá para Cardozo que de pé esquerdo atira ao poste.

Cá atrás, Quim ia demonstrando muita segurança.

O jogo estava agora mais repartido e muito aberto.

Aos 23 minutos de jogo o Benfica ia criando perigo para a defesa do Inter. Primeiro num livre perigoso, a penalizar falta de Stankovic sobre Carlos Martins. O mesmo jogador tirava o remate desviado para canto pela devesa contrária. Na sequência do lance a defesa do Inter não consegue aliviar logo o lance, mas a bola não sobraria para nenhum jogador do Benfica e o lance acabaria por ser cortado.

O Benfica mostrava-se seguro a defender. Os lances eram sempre resolvidos por algum elemento da defesa encarnada, quando um falhava, as "dobras" acabavam com os lances adversários.

Com 29 minutos Ibrahimovic (de bola parada a castigar falta de Katsouranis sobre o avançado sueco) na cobrança de um livre atira por cima da baliza por Quim.

Aos 39 minutos livre ao jeito de Cardozo. Muntari faz falta (pé alto) sobre Yebda. Na marcação do livre (indirecto) Cardozo atira forte contra a barreira do Inter, tal como Yebda na recarga.

O Benfica ia forçando. Urreta passa por 2 adversários dá para Aimar que toca de calcanhar para Rúben Amorim que na cara de Júlio César atira para uma boa defesa do brasileiro que era obrigado a ceder canto. Na sequência do lance o Benfica encostou o Inter com vários cruzamentos, ganhava as segundas bolas, mas não conseguia criar perigo.

A famosa "onda" ia-se ensaiando nas bancadas.

Logo depois vinha o intervalo, não sem antes Luisão fazer um bom corte sobre Ibrahimovic.

Quique apostava em Balboa (Amorim) e Reyes (Urreta) para a segunda parte.

Logo no recomeço do jogo Ibrahimovic muito perto do golo, com um remate rasteiro a passar muito perto do poste esquerdo de Quim.

O Benfica pegava no jogo e procurava chegar com perigo à baliza adversária.


Katsouranis ia arrancando aplausos, em grande o grego no centro da defesa encarnada, cortando tudo o que lhe aparecia pela frente.

O Inter reequilibrava o jogo e, agora com mais bola, ia tendo algum ascendente.

Aos 63 minutos finalmente um lance claro de golo na segunda parte. Jimenez entra pela direita, cruza rasteiro para Figo que remata para uma boa defesa de Quim.

Agora era Quim o aplaudido, muito seguro em todos os lances, agarrava todas as bolas mais "altas".


Com as alterações efectuadas por Quique, o Benfica ia jogando com:
Quim; Nelson, Luisão, David Luiz, Léo; Balboa, Yebda, Katsouranis, Reyes; Aimar e Nuno Gomes.

Grande defesa de Quim. Jimenez rouba a bola ao meio campo do Benfica, rasga a defesa contrária com um passe para Ibrahimovic, ganha o ressalto a Nelson e remata para uma grande defesa de Quim. Léo atiraria para canto.

O Inter estava melhor, e queria o golo.

Falta de David Luiz sobre Ibrahimovic à entrada da área encarnada. Na cobrança do livre, Mancini atirava contra a barreira.

Entretanto Bruno Paixão fazia um jogo ao seu nível. Muitas faltas por assinalar contra o Inter, sobretudo no meio campo.

Logo depois, Pelé tem uma entrada muito feia por trás sobre Léo. Bruno Paixão e o seu auxiliar nada marcam.

Aos 87 minutos golo anulado ao Benfica. Luisão salta à frente do adversário, cabeceia para Nuno Gomes que faz o golo. Bruno Paixão marca uma falta a Luisão que ninguém viu.

Aos 89 minutos Reyes, à entrada da área do Inter, passa pelo adversário e é rasteirado. Bruno Paixão dá pontapé de baliza.

Já aos 92 minutos Reyes tira um bom pontapé de pé direito (o seu pior pé), com a bola a sair perto do alvo.

O jogo terminava com o resultado em 0-0. Bom jogo de futebol. Ambas as equipas procuraram ganhar o jogo, mas o Inter, na generalidade, teve alguma superioridade. O jogo foi estragado por Bruno Paixão, com decisões irrisórias. Está em forma o árbitro português.


Grandes Penalidades:

1-0, Aimar
1-1, Maxwell
1-1, Fellipe Bastos
1-2, Balotelli
2-2, Reyes
2-3, Stankovic
3-3, Nuno Gomes
3-3, Ibrahimovic
4-3, David Luiz
4-4, Burdisso
4-4, Nelson
4-5, Cambiasso


O Inter venceu o Troféu nos penaltis.

Sem comentários:

Enviar um comentário